O PROAMA



Visando integrar as várias entidades, profissionais e pessoas da comunidade interessados na defesa e incentivo ao aleitamento materno, foi formado o PROAMA - Projeto Amamentar. O projeto tem como sede a Unesp de Rio Claro, no Departamento de Educação, tendo além do interesse acadêmico da pesquisa e extensão à comunidade, o caráter de aglutinar forças para a defesa do aleitamento, de forma a garantir que todos os setores envolvidos com a questão da família do nosso município possam falar uma mesma linguagem e lutar pelo mesmo ideal. Tentar unir estes setores chaves, tem sido o nosso maior desafio. Além disso, acima de tudo, somos um grupo que representa os anseios da sociedade no que diz respeito às nossas necessidades de cidadãos. O PROAMA tem elementos de vários setores da sociedade e de diversas áreas, já que o aleitamento materno é uma área interdisciplinar, que envolve a medicina, a nutrição, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicologia, a educação, a política, a economia, o direito, dentre outros.


Silvia Marina Anaruma - Depto de Educação-IB, Unesp Campus de Rio Claro Coordenadora do PROAMA

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Uma mamada de cada vez, lidando com cansaço, medo.

Na dúvida sobre desmamar? Cansada, com dores, preocupada? Uma mamada de cada vez: o lema da amamentação bem sucedida!
Respire… Acomode-se… Esqueça o relógio…Vai começar mais uma mamada!
african-woman-nursing1
A mulher sorrindo, a criança fofinha de leite materno, entregue aos braços de sua mãe não denunciam as dificuldades já vencidas. Todas podemos amamentar com sucesso e prazer! Vamos comentar pequenas atitudes que podem salvar uma mamada!
Minha-primeira-mamada
O neném recém chegado mama com força exercendo seu primeiro reflexo: o de sucção. Não tem fome ainda pois possui uma reserva de glicose que pode durar mais de 24h porém sugar acalma, aquece, conforta! Na alegria de receber nosso filho muitas vezes não prestamos atenção a posição e a pega, causando dor e fissuras ao longo dos dias. Desde a primeira mamada observamos mãe e bebê para um início de amamentação tranquilo!
Dica: Peça ajuda! Se possível escolha uma maternidade amiga da criança para dar à luz!
1347889619breast630
Ao chegar em casa a adaptação segue. Além de lidar possíveis incômodos do puerpério como dores e sangramento ainda é preciso lidar com as visitas e aprender a amamentar! Posições, pega correta, alívio de incômodos, apojadura: uma mamada de cada vez!
Dica: Peça licença! Privacidade para despir-se se assim desejar, para massagear os seios antes de amamentar, para esperar pequeno aprendiz mamífero abocanhar certinho, sentada ou deitada com conforto, munir-se de paciência extra! Isso pode salvar uma mamada!
1574R-20744
Com o passar dos dias vêm os comentários negativos, a criança que não ganhou o peso esperado, o choro persistente, a pressão para oferecer alguns dos inúmeros produtos infantis disponíveis no mercado.
Dica: Tenha um pediatra amigo da amamentação! É possível ajudar um bebê a ganhar peso e dormir bem mamando somente leite materno! Leia sobre livre demanda!
mulher-no-banho-23914
Cansaço, noites mal dormidas, pouca ajuda em casa, escolhas como ter que abrir mão de alguns programas pela segurança do bebê. Se a mãe não cuidar de si mesma a maternidade se torna pouco prazerosa!
Dica: Cuide de você! faça as unhas, faça uma boa refeição, ingira sucos refrescantes e naturais, tome um banho com calma! Peça ajuda para cuidar da casa para que você possa se dedicar ao bebê! Procure grupos de mães e o Cinematerna em sua cidade!
cansada
Dor ao amamentar, fisgadas nos seios, sapinho, pouco ganho de peso, medo, cansaço, preocupação, insegurança, uso de complemento, pouco leite. Esse é um círculo vicioso que reduz o leite da mãe e, consequentemente, o período de amamentação.
Dicas: Pedir ajuda sempre! Bancos de leite e consultoras em amamentação podem ajudar especialmente a recobrar a confiança e seguir com segurança no aleitamento materno! Aprenda a fazer o pacotinho de neném que acalma e ajuda o bebê a dormir!
1467316
O filhote cresceu, já tem dentes, se alimenta e continua mamando? Viva! mas é cansativo? Sim! Desafiador! E vale a pena! Comentários negativos virão, sim, infelizmente as coisas naturais e saudáveis são criticadas como se fizessem mal!
Dicas: Filtrar os comentários e lembrar das recomendações do Ministério da Saúde e OMS: 6 meses só de leite materno e amamentação continuada até 2 anos de idade ou mais! Conversar com o neném sobre não morder retirando o seio da boquinha e corrigindo a pega. Combinar horários de mamadas após 18 meses pode funcionar, por exemplo, só mamar de manhã e de noite. Duas mamadas bastam para fornecer muitas vitaminas, anticorpos e dispensar o uso de leite artificial.

Imagens retiradas da internet, podem ser removidas a qualquer momento mediante solicitação.

Texto retirado do site: Vila Mamifera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)