Dica: Peça ajuda! Se possível escolha uma maternidade amiga da criança para dar à luz!
Ao chegar em casa a adaptação segue. Além de lidar possíveis incômodos do puerpério como dores e sangramento ainda é preciso lidar com as visitas e aprender a amamentar! Posições, pega correta, alívio de incômodos, apojadura: uma mamada de cada vez!
Dica: Peça licença! Privacidade para despir-se se assim desejar, para massagear os seios antes de amamentar, para esperar pequeno aprendiz mamífero abocanhar certinho, sentada ou deitada com conforto, munir-se de paciência extra! Isso pode salvar uma mamada!
Com o passar dos dias vêm os comentários negativos, a criança que não ganhou o peso esperado, o choro persistente, a pressão para oferecer alguns dos inúmeros produtos infantis disponíveis no mercado.
Dica: Tenha um pediatra amigo da amamentação! É possível ajudar um bebê a ganhar peso e dormir bem mamando somente leite materno! Leia sobre livre demanda!
Cansaço, noites mal dormidas, pouca ajuda em casa, escolhas como ter que abrir mão de alguns programas pela segurança do bebê. Se a mãe não cuidar de si mesma a maternidade se torna pouco prazerosa!
Dica: Cuide de você! faça as unhas, faça uma boa refeição, ingira sucos refrescantes e naturais, tome um banho com calma! Peça ajuda para cuidar da casa para que você possa se dedicar ao bebê! Procure grupos de mães e o Cinematerna em sua cidade!
Dor ao amamentar, fisgadas nos seios, sapinho, pouco ganho de peso, medo, cansaço, preocupação, insegurança, uso de complemento, pouco leite. Esse é um círculo vicioso que reduz o leite da mãe e, consequentemente, o período de amamentação.
Dicas: Pedir ajuda sempre! Bancos de leite e consultoras em amamentação podem ajudar especialmente a recobrar a confiança e seguir com segurança no aleitamento materno! Aprenda a fazer o pacotinho de neném que acalma e ajuda o bebê a dormir!
O filhote cresceu, já tem dentes, se alimenta e continua mamando? Viva! mas é cansativo? Sim! Desafiador! E vale a pena! Comentários negativos virão, sim, infelizmente as coisas naturais e saudáveis são criticadas como se fizessem mal!
Dicas: Filtrar os comentários e lembrar das recomendações do Ministério da Saúde e OMS: 6 meses só de leite materno e amamentação continuada até 2 anos de idade ou mais! Conversar com o neném sobre não morder retirando o seio da boquinha e corrigindo a pega. Combinar horários de mamadas após 18 meses pode funcionar, por exemplo, só mamar de manhã e de noite. Duas mamadas bastam para fornecer muitas vitaminas, anticorpos e dispensar o uso de leite artificial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)