O PROAMA



Visando integrar as várias entidades, profissionais e pessoas da comunidade interessados na defesa e incentivo ao aleitamento materno, foi formado o PROAMA - Projeto Amamentar. O projeto tem como sede a Unesp de Rio Claro, no Departamento de Educação, tendo além do interesse acadêmico da pesquisa e extensão à comunidade, o caráter de aglutinar forças para a defesa do aleitamento, de forma a garantir que todos os setores envolvidos com a questão da família do nosso município possam falar uma mesma linguagem e lutar pelo mesmo ideal. Tentar unir estes setores chaves, tem sido o nosso maior desafio. Além disso, acima de tudo, somos um grupo que representa os anseios da sociedade no que diz respeito às nossas necessidades de cidadãos. O PROAMA tem elementos de vários setores da sociedade e de diversas áreas, já que o aleitamento materno é uma área interdisciplinar, que envolve a medicina, a nutrição, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicologia, a educação, a política, a economia, o direito, dentre outros.


Silvia Marina Anaruma - Depto de Educação-IB, Unesp Campus de Rio Claro Coordenadora do PROAMA

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Posições para o alívio da dor no trabalho de parto

Hoje, diversos profissionais são habilitados a acompanhar gestantes durante o trabalho de parto, fazendo com que ela sinta maior conforto e facilidade em seguir o curso natural até o nascimento.
A Organização Mundial de Saúde propõe, desde 1996, a revisão das tecnologias apropriadas para o parto, preconizando a movimentação da parturiente durante a fase ativa, a mudança e livre escolha de posições durante as contrações e não ficar em posição supina durante o trabalho de parto.
O Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras (ACOG) em Guideline de 2003, se refere a um conjunto de procedimentos clínicos usado no manejo ativo do trabalho de parto e entre as intervenções baseadas em evidências, recomenda que a parturiente seja aconselhada a caminhar durante o trabalho de parto.
Segundo um estudo da fisioterapeuta Eliane Bio, é nítido e comprovadamente benéfico, manter a parturiente em movimento, com isso muitos profissionais buscam dar a gestante uma atenção mais humanizada, protagonizada por ela mesma durante o processo de parir, buscando ações menos intervencionistas, práticas baseadas em evidências, menor uso de tecnologias, e maior incentivo ao parto normal/natural.
Não é tão comum ainda no Brasil, encontrarmos fisioterapeutas atuando no trabalho de parto. A fisioterapia tem-se mostrado bastante eficaz durante o pré-natal preparando a gestante para o parto normal, com diversas técnicas. Na Inglaterra, desde 1912, o fisioterapeuta atua tanto no pré-natal como na assistência a parto.
Na França e Belgica, há mais de 40 anos a fisioterapia é um recurso também no trabalho de parto. Nos países nórdicos, os fisioterapeutas também estão incluídos na equipe de atenção obstétrica.
Então seguem aqui, algumas dicas de posições e métodos não farmacológicos de alivio da dor. Lembrando que posição de alivio, é aquela em que a gestante se sente confortável. Devemos lembrá-la quando solicitado as possíveis posições, lembrando de deixá-la a vontade durante o trabalho de parto, para escolher a que melhor lhe agrada, esse é o momento dela, só dela. Devemos respeitá-la e apoiá-la.
542286_375395062534289_817855044_n
• Acredito que a primeira e mais importante dica, é a respiração lenta e profunda. Ela acalma, relaxa, e faz com que a mulher tenha consciência da contração. Orientá-la a ir junto com a contração, não contra ela. Como uma onda que vai e vem, se entregue, relaxe, respire!
• Caminhar também auxilia. Quando caminhamos também realizamos dissociação pélvica, que ajuda a pelve a se movimentar e facilitar o encaixe. Caminhe em local plano, devagar, respirando bem fundo. Quando vir a contração, pare, respire fundo, rebole. Apoiada no seu parceiro, ou fisioterapeuta, ou doula, ou quem estiver ao seu lado. Algumas até preferem ficar de cócoras.
posições3
• Sentada na bola. Os movimentos circulares na bola, também auxiliam no alivio da dor, e no encaixe do bebê. Faça movimentos circulares de um lado e depois de outro. Desenhe mentalmente uma meia lua, ou também o número 8. Repita quantas vezes quiser. A bola também pode ir para debaixo do chuveiro, é uma delicia fazer esses movimentos debaixo da água quentinha.
• Posição de meditação. Sentada, com as pernas cruzadas. Ótima para se concentrar na respiração. Aproveite e acaricie a barriga, converse com o bebê, visualize seu lindo parto. Com uma música de sua preferência ao fundo, também vai ajudar a relaxar.
• Vale lembrar que as posições que mais favorecem, são as verticalizadas, então abuse da criatividade! O que importa é se sentir bem e confortável.
posições11
• Algumas mulheres em determinado momento do trabalho de parto preferem ficar deitadas, a essas, é aconselhado, ficar de lado com travesseiros entre as pernas porque ampliam o espaço pélvico, ou ainda puxando um joelho para perto do peito durante a contração.
• As posições de gatinhas também auxiliam no encaixe do bebê e diminuem a pressão nas costas.
• As massagens, e a contrapressão na região lombar também ajudam muito.
• Outros métodos como a vocalização, acupuntura, uso do rebozo, poderão também ajudar nesse processo.
posições10
Existem inúmeras opções para o alivio da dor, e conforto durante as contrações. Durante a fisioterapia no pré natal, usamos e abusamos de cada uma delas, e até simulamos um trabalho de parto, para que a mulher possa vivenciar essas posições. Fica mais fácil para ela se lembrar depois, quando chegar a hora. Então aproveite essas dicas, e vá treinando!

Texto retirado do site: Vila Mamifera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)