O PROAMA



Visando integrar as várias entidades, profissionais e pessoas da comunidade interessados na defesa e incentivo ao aleitamento materno, foi formado o PROAMA - Projeto Amamentar. O projeto tem como sede a Unesp de Rio Claro, no Departamento de Educação, tendo além do interesse acadêmico da pesquisa e extensão à comunidade, o caráter de aglutinar forças para a defesa do aleitamento, de forma a garantir que todos os setores envolvidos com a questão da família do nosso município possam falar uma mesma linguagem e lutar pelo mesmo ideal. Tentar unir estes setores chaves, tem sido o nosso maior desafio. Além disso, acima de tudo, somos um grupo que representa os anseios da sociedade no que diz respeito às nossas necessidades de cidadãos. O PROAMA tem elementos de vários setores da sociedade e de diversas áreas, já que o aleitamento materno é uma área interdisciplinar, que envolve a medicina, a nutrição, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicologia, a educação, a política, a economia, o direito, dentre outros.


Silvia Marina Anaruma - Depto de Educação-IB, Unesp Campus de Rio Claro Coordenadora do PROAMA

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PERÍODO PÓS-PARTO: PRÁTICAS DE CUIDADO ADOTADAS PELA PUÉRPERA

Como prometido, agora disponível em pdf a defesa de mestrado na nossa colaboradora, Nayara Girardi Baraldi.

Clique aqui para vê-la..

2 comentários:

  1. O Grupo é importante para alertar, educar, informar e salvaguardar os interesses das mulheres, em espccial quanto à sua saúde. Sabemos que tristemente, muitas mulheres ficam à mercê dos cuidados, por vários fatores, em especial, a famigerada divisão de classes sociais, onde, lamentável escrever que os mais abastados conseguem um atendimento mais personalizado e, ao contrário, as mulheres mais pobres, padecem !
    Este trabalho da Nayara Girardi Baraldi reforça dados que outrora eram pouco comentados e que formam a cabeça feminina no momento mais fundamental de sua existência.
    Abraços
    Serginho Carnevale!

    ResponderExcluir
  2. Estimada Nayara, parabéns pelo seu estudo tão oportuno, claro e desafiador de nossos dias, devido às necessárias "quebras de tabus" que ainda fazem parte no cenário diário das classes mais vulneráveis da sociedade. Excelente trabalho que agregou não sómente a realidade, mas sim o quanto a ciência têm ainda a trabalhar no meio do povo para que haja a devida transformação societária, para que o ser humano desde sua concepção seja cuidado, respeitado e amado, com toda dignidade que lhe diz respeito.Em relação a você percebo que terá muito a oferecer à humanidade, pois demonstra atenção, interesse e carinho pelas pessoas, de modo especial às gestantes e puérperas. PARABÈNS!!!!! Regina Claret ( Rio Claro )

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)