1. Para produzir mais leite deve-se beber mais leite
Isto não é de todo verdadeiro. Qualquer tipo de alimento em quantidade suficiente é capaz de produzir leite materno. Na realidade quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.
2. Mamadeira e chupeta interferem no aleitamento?
Às vezes. Os bicos artificiais não são indicados, principalmente, no primeiro mês de vida. A razão é simples: existe uma grande diferença entre sugar um seio e uma mamadeira. "Alguns bebês podem confundi-los, o que dificulta a amamentação", explica a enfermeira Andrea Viera, supervisora da maternidade e do berçário da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Já a chupeta supre a necessidade de sucção da criança e substitui o peito em momentos que ela deveria estar mamando. Ou seja, o número de mamadas diárias talvez acabe diminuindo.
3. Peitos pequenos não produzem leite suficiente
A capacidade de amamentar não depende do tamanho dos peitos. O tamanho dos peitos apenas depende da gordura armazenada nesse local. A produção de leite só depende das glândulas que se encontram nos peitos, e que, em geral, existem em quantidade suficiente nas mulheres.
4. Canjica e cerveja preta estimulam a produção do leite?
Mito. A descida do leite depende de três fatores: que a mãe se hidrate bem (por isso, é recomendável tomar bastante líquidos), que o corpo dela esteja descansado e, o principal, que o bebê sugue o peito.
5. Se não amamentar o primeiro bebê, não conseguirá amamentar o segundo
Isto é uma crença errada. Você poderá dar de mamar ao segundo bebê.
6. A produção de leite só começa passado 3 dias
Isto não é verdadeiro. A substância amarelada inicial chamada de colostro é muito importante e muito boa para o bebé, sendo suficiente para o amamentar durante os 3 primeiros dias.
7. É normal que a amamentação seja dolorosa
Não é verdade. Embora exista algum desconforto ou se sinta um pouco dorida durante os primeiros dias, esta situação só é comum acontecer nos primeiros dias, e nunca deve ser tão má como estes dias. Qualquer dor que dure mais de 3 ou 4 dias não deve ser ignorada, pois pode ser devido a uma infecção nos mamilos.
8. O leite materno pode ser congelado?
Sim, tanto para guardar em casa como para doar. Ao extraí-lo, é preciso seguir algumas orientações. "A mãe deve prender os cabelos, lavar bem as mãos e enxugá-las com toalhas limpas", ensina Danielle Silva, engenheira de alimentos do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. "O líquido precisa ficar em um frasco de vidro com tampa de plástico", complementa. Congelado e armazenado dessa forma, o leite tem validade de 15 dias.
9. Amamentar é muito cansativo
Mentira. Se pensarmos que amamentar pode ser feito em qualquer lugar, sem ter de se usar um monte de acessórios nem de preparar nada, nem sequer de aquecer o leite, é muito menos cansativo que amamentar a fórmula.
10. Alguns leites são mais fracos?
Não. "A qualidade é sempre a mesma e todas as mulheres são capazes de produzir leite suficiente e adequado para o seu filho", garante Keiko Teyura. Mesmo mães desnutridas ou que precisam seguir uma dieta restritiva conseguem preservar as propriedades do alimento.
11. Uma mulher que tenha feito uma cirurgia de aumento do peito não pode amamentar
Não é verdade. A maioria das mulheres amamenta da mesma forma. Não existem provas que um peito com silicone seja prejudicial ao bebê. No entanto quando esta operação é feita através da auréola, ocasionalmente existem algumas mulheres que sofrem problemas de fornecimento de leite.
12. Mulher com mamilos planos ou invertidos não pode amamentar
Mentira. Os bebês não se amamentam de mamilos, eles amamentam-se do leite que advém do peito. Embora possa ser mais fácil um bebê mamar num peito com um mamilo proeminente, não é estritamente necessário que o mamilo seja desta forma. Se o bebê não mamar bem no início, com a ajuda apropriada, ele mais tarde ou mais cedo começará a mamar.
13. Dar de mamar em público é algo de indecente
Mentira. Uma mulher que apenas está a tratar da saúde e da vida do seu bebê não deve ser encorajada a fazê-lo em casa ou escondida de ninguém. Quem se sentir ofendido pode sempre não olhar. Nenhuma criança ficará prejudicada por ver uma mãe a amamentar o seu bebê.
14. O leite materno é um ótimo anticoncepcional.
Nem mito, nem verdade. A amamentação aumenta a produção de prolactina, hormônio que inibe a ovulação. Mas vale uma ressalva: o efeito anticoncepcional só vale nos casos em que o bebê mama regularmente – sempre a cada duas ou três horas, todos os dias, inclusive de madrugada. Quando a criança começa a espaçar os horários, a mãe precisa voltar a tomar anticoncepcionais. Hoje, há produtos compatíveis com a amamentação, que podem ser receitados pelo ginecologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)