O PROAMA



Visando integrar as várias entidades, profissionais e pessoas da comunidade interessados na defesa e incentivo ao aleitamento materno, foi formado o PROAMA - Projeto Amamentar. O projeto tem como sede a Unesp de Rio Claro, no Departamento de Educação, tendo além do interesse acadêmico da pesquisa e extensão à comunidade, o caráter de aglutinar forças para a defesa do aleitamento, de forma a garantir que todos os setores envolvidos com a questão da família do nosso município possam falar uma mesma linguagem e lutar pelo mesmo ideal. Tentar unir estes setores chaves, tem sido o nosso maior desafio. Além disso, acima de tudo, somos um grupo que representa os anseios da sociedade no que diz respeito às nossas necessidades de cidadãos. O PROAMA tem elementos de vários setores da sociedade e de diversas áreas, já que o aleitamento materno é uma área interdisciplinar, que envolve a medicina, a nutrição, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicologia, a educação, a política, a economia, o direito, dentre outros.


Silvia Marina Anaruma - Depto de Educação-IB, Unesp Campus de Rio Claro Coordenadora do PROAMA

terça-feira, 3 de junho de 2014

Bebê deve dormir de barriga para cima, alerta pediatra



Especialista também explica que descamações no rosto do bebê são normais 

    Bom dia! Você é mãe de primeira viagem? Ainda se sente insegura sobre qual a maneira correta de colocar seu filho para dormir ou qual a alimentação correta que deve ter para não prejudicar o bebê?
    Assim que o bebê nasce, por exemplo, é comum aparecer manchas avermelhadas na pele, principalmente no rosto, nessa hora surge à primeira preocupação da mãe. O pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Albert Einstein, Jorge Huberman, explica que as descamações são normais nas primeiras semanas de vida.
    — Isso acontece devido o período que a criança permanece envolta no líquido amniótico. Contudo, só é preciso tomar cuidado com a vestimenta do bebê e a higiene dele, por isso vista com roupas de algodão e higienize o rosto dele com algodão úmido.
    O médico explica que o bebê deve ser colocado para dormir de barriga para cima.
    — Caso ele engasgue, o reflexo imediato é a tosse que logo chamará a atenção dos pais. Já de bruços se tiver alguma complicação não poderá ser ouvido. A única ressalva é se ele tiver refluxo gastroesofágico, aí deve dormir lateralmente e o berço ser inclinado entre 15 e 30°.
    Quanto a alimentação da mãe e do bebê, Huberman lembra que o cuidado deve vir das duas partes.
    — Para o bebê o alimento materno é o suficiente até os seis meses de vida da criança não sendo necessário dar água ou chá, depois desse período a introdução de complementos alimentares pode ser feita. Já a mulher deve fazer uma alimentação saudável e bem equilibrada, pois o que se está ingerindo pode passar ao leite materno.
    Outros cuidados como evitar agasalhar demais o bebê, deixar bichos de pelúcia e paninhos no berço, ou ainda, colocar ele para dormir na mesma cama do casal, devem ser observados.

Fonte: SIS.Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)