A Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos, ideológicos ou profissionais dos indivíduos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. Exemplificamos as ações da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil), formada por mais de 160 grupos de ativistas espalhados por cerca de 90 países e que atua há mais de 25 anos para a melhoria da nutrição e saúde infantis. Tem como objetivo coordenar esforços de proteção ao aleitamento materno, compartilhar informações e aumentar a consciência mundial sobre a importância da amamentação e os perigos potenciais da alimentação artificial à infância. Cabe ressaltar que nos últimos 12 anos em nosso município varias ações vêm sendo desenvolvidas em defesa do aleitamento materno, e podemos identificá-las, a criação do Projeto Amamentar junto ao Departamento de Educação da Unesp e que incentivou a iniciativa da Santa Casa de Misericórdia no início da implantação do IHAC (Hospital Amigo da Criança). A construção da UTI neonatal, o Banco de Leite Humano pela Santa Casa de Misericórdia, a ampliação da Pastoral da Criança, o fortalecimento da Casa da Gestante e grupos de Gestantes em diversas entidades e igrejas de Rio Claro, ações nas Unidades Básicas de Saúde, Programa da Saúde da Família, Centro de Habilitação Infantil e hospitais da rede privada, Cartilha do Senac sobre Aleitamento materno, as ações pedagógicas desenvolvidas na rede de ensino municipal, a produção literária do Centro Literário de Rio Claro referente ao Aleitamento Materno, a Lei Municipal nº 3135/2000 que Institui a Semana do Aleitamento Materno e o Decreto Legislativo 349/2010 que cria a Carta das Mulheres de Rio Claro, que defende em um de seus capítulos políticas públicas voltadas à defesa do aleitamento materno.
Todas esta ações conjugadas no cotidiano da vida da cidade em defesa do aleitamento materno qualificaram e mobilizaram Rio Claro a criar e oficializar em 2010, durante a Semana de Aleitamento Materno a Rede Social Amamenta Rio Claro.
Esta rede está completando seu primeiro aniversário e hoje congrega o setor público, privado, entidades filantrópicas e universidade, que vêm discutindo e articulando ações para a promoção contínua do aleitamento materno e o fortalecimento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro.
(A autora é Assistente Social e Vereadora Membro Fundadora do PROAMA - Unesp Rio Claro. Autora da Lei Municipal nº 3135 de 01/11/2000, que Institui a Semana do Aleitamento Materno em Rio Claro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)