O PROAMA



Visando integrar as várias entidades, profissionais e pessoas da comunidade interessados na defesa e incentivo ao aleitamento materno, foi formado o PROAMA - Projeto Amamentar. O projeto tem como sede a Unesp de Rio Claro, no Departamento de Educação, tendo além do interesse acadêmico da pesquisa e extensão à comunidade, o caráter de aglutinar forças para a defesa do aleitamento, de forma a garantir que todos os setores envolvidos com a questão da família do nosso município possam falar uma mesma linguagem e lutar pelo mesmo ideal. Tentar unir estes setores chaves, tem sido o nosso maior desafio. Além disso, acima de tudo, somos um grupo que representa os anseios da sociedade no que diz respeito às nossas necessidades de cidadãos. O PROAMA tem elementos de vários setores da sociedade e de diversas áreas, já que o aleitamento materno é uma área interdisciplinar, que envolve a medicina, a nutrição, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicologia, a educação, a política, a economia, o direito, dentre outros.


Silvia Marina Anaruma - Depto de Educação-IB, Unesp Campus de Rio Claro Coordenadora do PROAMA

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Maternidade do Hospital das Clínicas/Unesp é uma das melhores do Estado

Realizada há três anos pelo governo paulista, a pesquisa tem por objetivo monitorar a qualidade do atendimento e satisfação do usuário, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão da saúde pública. Os participantes opinaram, por meio de formulários, sobre o atendimento prestado pelas equipes médica e de enfermagem, qualidade das instalações, permanência do bebê com a mãe no quarto, entre outras. 


Unidade é uma das dez melhores do Estado, segundo avaliação dos próprios usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

Matéria Publicada em 31/05/2011

Pesquisa de satisfação do usuário do SUS (Sistema Único deSaúde) apontou as dez melhores maternidades em todo o Estado e classificou o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB) como a quinta melhor unidade paulista no segmento. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, entre julho e dezembro de 2010, o levantamento teve a participação de 204,4 mil pacientes.
Realizada há três anos pelo governo paulista, a pesquisa tem por objetivo monitorar a qualidade do atendimento e satisfação do usuário, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão da saúdepública. Os participantes opinaram, por meio de formulários, sobre o atendimento prestado pelas equipes médica e de enfermagem, qualidade das instalações, permanência do bebê com a mãe no quarto, entre outras.
Também foram analisados pontos como permissão para acompanhante e procedimentos de analgesia para evitar a dor durante o trabalho de parto. As respostas foram encaminhadas por meio de carta, internet e telefone. O Hospital das Clínicas, através de sua maternidade, recebeu nota 9,004 e está à frente de diversas unidades de saúde da capital e de cidades dointerior com mais de 500 mil habitantes. No local são atendidos casosconsiderados de alta complexidade (mulheres com hipertensão, cardiopatias,lúpus, problemas obstétricos, de má formação do feto, por exemplo) a uma população estimada em 2,5 milhões de pessoas das regiões de Bauru e Botucatu.
Segundo o responsável pelo serviço no HCFMB, Roberto Araújo Costa, alguns pontos foram fundamentais para a melhoria na qualidade da assistência e consequentemente a posição de destaque no Estado. “Desde que o hospital implantou políticas de atenção ao parto e internações clínicasintegradas e ações de humanização no atendimento à nossa paciente, mudou-se oconceito de trabalho na unidade. Hoje, são oferecidas melhorias como apossibilidade de acompanhamento do parto pela família, além da assistência de equipes multidisciplinares”, declara.
A estrutura física da maternidade contempla 31 leitos, sendo que 18 são voltados para alojamento conjunto (onde mãe e criança ficam nomesmo quarto). Possui ainda três salas cirúrgicas voltadas tanto para o partonatural quanto cesarianas. Também são oferecidos, além do acompanhamento pré-natal pelo HCFMB, exames de ultrassonografia, cardiotopografia (método de avaliação do bem estar do feto) e ecocardiografia fetal.
Outro diferencial da maternidade é o apoio ao aleitamento materno. Através de uma moderna estrutura, o Banco de Leite Humano do HCFMB mantém trabalho contínuo na educação de futuras mães e campanhas que visam o bem-estar da criança recém-nascida. Essas ações, que também incluem o treinamento de todos os servidores da unidade, fazem com que o hospital pleiteie atualmente o título de “Hospital Amigo da Criança”.
Somente em 2010, o HCFMB realizou 1.179 partos sendo queaté abril desse ano esse número já chega a 500. Para atender a essa demanda, a maternidade tem recebido investimentos. Previsto para entrar em atividade no segundo semestre desse ano, o novo Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia contará com área construída de 363 m² e terá 5 consultórios. 


Confira as dez melhores maternidades do Estado, segundo a pesquisa:
1º - Hospital de Base de São José do Rio Preto – 9,210
2º - Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – 9,162
3º - Caism do Hospital das Clínicas de Campinas – 9,131
4º - Hospital Estadual de Sapopemba (São Paulo) – 9,027
5º - Hospital dasClínicas de Botucatu – 9,004
6º - Santa Casa de Jaú – 8,998
7º - Hospital Estadual de Vila Alpina (São Paulo) – 8,950
8º - Hospital Municipal de Vila Nova Cachoeirinha (SãoPaulo) – 8,853
9º - Santa Casa de Franca – 8,815
10º - Hospital Municipal de Barueri “Dr. Francisco Moran”– 8,781
Flávio Fogueral/ Jornal da FMB







Como visto em:
Noticias Unesp  nº 459 - Quarta-feira, 01/06/2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)