O PROAMA



Visando integrar as várias entidades, profissionais e pessoas da comunidade interessados na defesa e incentivo ao aleitamento materno, foi formado o PROAMA - Projeto Amamentar. O projeto tem como sede a Unesp de Rio Claro, no Departamento de Educação, tendo além do interesse acadêmico da pesquisa e extensão à comunidade, o caráter de aglutinar forças para a defesa do aleitamento, de forma a garantir que todos os setores envolvidos com a questão da família do nosso município possam falar uma mesma linguagem e lutar pelo mesmo ideal. Tentar unir estes setores chaves, tem sido o nosso maior desafio. Além disso, acima de tudo, somos um grupo que representa os anseios da sociedade no que diz respeito às nossas necessidades de cidadãos. O PROAMA tem elementos de vários setores da sociedade e de diversas áreas, já que o aleitamento materno é uma área interdisciplinar, que envolve a medicina, a nutrição, a odontologia, a fonoaudiologia, a psicologia, a educação, a política, a economia, o direito, dentre outros.


Silvia Marina Anaruma - Depto de Educação-IB, Unesp Campus de Rio Claro Coordenadora do PROAMA

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que é o Proama ?

O PROAMA é um projeto de extensão à comunidade, desenvolvido pela Unesp, dentro do Departamento de Educação, com o objetivo de reunir os segmentos da sociedade envolvidos com a questão do aleitamento materno, a fim de defender e incentivar a amamentação.
        De acordo com a Resolução Unesp-102 de 29.11.2000 , "a extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e a pesquisa de forma indissociável e que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade". Neste sentido, a extensão é um veículo de comunicação, uma alternativa de produção de conhecimento. Os projetos têm também a pretensão de socializar e compartilhar com a comunidade o conhecimento já sistematizado pelo saber humano e produzido pela Universidade, bem como contribuir para o desenvolvimento desta.
        Participar do PROAMA exige compromisso e responsabilidade. As pessoas que estão no PROAMA têm interesse em se desenvolver e a oportunidade de trocar idéias e informações com um grupo interdisciplinar e com o universo científico, por isso, o fato do projeto estar dentro de uma Universidade. Neste sentido, somos um grupo privilegiado. A participação no grupo implica no estudo sobre o aleitamento, a atualização através de cursos e congressos, a divulgação do aleitamento através da participação na mídia escrita e falada, além de palestras e campanhas, a produção de conhecimento através da pesquisa e publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é sempre útil para nós! Por favor, escreva suas sugestões, reclamações ou dicas :)